Com o fim do Verão, é chegada a altura de fazermos doces, compotas e geleias à base de fruta fresca ou seca, inteira, em pedaços ou triturada.
Veja a minha publicação com Dicas sobre Doce, Compota, Geleia, Marmelada ou Goiabada e Conserva: https://vidacomsabores.blogspot.pt/2017/10/doces-compotas-geleias-conservas-e.html .
O Dióspiro (ou Damasco do Japão) é um fruto originário do Oriente de cor alaranjada e sabor característico que nem todos apreciam. É possível consumir este fruto através de um doce ou uma compota, tornando-o ainda mais saboroso.
Benefícios para a saúde: melhoria da visão, favorecimento da produção de glóbulos vermelhos, tem propriedades anti-infecciosas, anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e é rico em vitaminas do complexo B.
Ingredientes:
- 1 a 1,2 Kg de Dióspiros (6 a 7 Dióspiros)
- 300g a 350g Açúcar amarelo ou branco
- 2 Colheres de café de canela em pó
- 1 Limão grande ( casca e sumo)
Descasque, retire as sementes e corte a polpa do dióspiro em pedaços. Coloque numa panela, a polpa, as cascas, o açúcar, a canela e a casca e o sumo do limão. Ligue o fogão numa temperatura média a forte e vá mexendo ocasionalmente até que comece a ferver.
Assim que comece a ferver, baixe a temperatura para lume brando e deixe ferver cerca de 15 minutos até que a fruta fique cozida, não esquecendo de mexer de vez em quando.
Desligue o fogão e triture a fruta grosseiramente. Caso deseje que fique como um puré, triture na totalidade, de modo a que fique uma Compota.
Leve este Doce de novo ao lume durante mais 10 minutos para engrosse um pouco mais.
O seu Doce está pronto!
Utilize esta delícia em pão, tostas, bolos e sobremesas!