O Pistáchio é originário da Ásia e pertence à família das oleaginosas que possui como benefícios à saúde: prevenção do cancro, melhoria do coração, combate os diabetes, melhora a visão e a digestão.
Ingredientes:
- 150g Pistáchios sem casca
- 600ml Natas Gordas
- 100ml Leite
- 100g Açúcar mascavado
- 3 Ovos inteiros
- 2 Gemas
- 1 Colher de café Extracto Baunilha
Preparação:
Num tacho médio, coloque as natas, o leite e metade do açúcar até que comece a ferver. Entretanto, numa picador, triture bem metade dos pistáchios juntamente com metade do açúcar, mas sem deixar tornar-se numa manteiga. Coloque esta mistura no leite mexendo sempre de modo a ficar homogéneo.
Numa taça, adicione os 3 ovos e as 2 gemas batendo-os ligeiramente. Retire um copo da mistura que está ao lume e vá deitando aos poucos nos ovos para os aquecer e mexa vigorosamente de modo que não talhem. Junte os ovos mornos às natas gradualmente e reduza o lume para brando. Cozinhe lentamente, mexendo ocasionalmente, deixando engrossar durante 5 minutos.
Retire o tacho do lume e passe o preparado por um passador, espremendo bem, de modo a retirar qualquer líquido que ainda possa ter.
Adicione o extracto de baunilha e misture bem.
Pode arrefecer ao natural se tiver tempo e depois colocar no congelador durante a noite.
Caso tenha pouco tempo, pode colocar numa taça maior com água e gelo ou somente gelo até que arrefeça e depois deixar pelo menos 2 horas no congelador.
Outra opção será utilizando uma máquina para fazer gelados seguindo as indicações do fabricante.
Para terminar, assim que o gelado esteja congelado, cubra-o com a outra metade dos
pistáchios (um pouco triturados) e decore a gosto!
É uma delícia!
Sem comentários:
Enviar um comentário